quarta-feira, 13 de março de 2019

Médico Alcides Muniz é solto 24h após decreto da prisão

Por ter residência fixa, profissão definida e estar com a tornozeleira eletrônica a Desembargadora  Francisca Adelineide Viana emitiu uma decisão em que corrige e esclarece as medidas cautelares antes impostas e, por via de consequência, anula a nova prisão que havia sido de testada ontem pelo juízo de 1º instância do Crato.


Assim, um novo Alvará de Soltura está sendo expedido hoje quarta-feira (12). 


A Desembargadora destaca ainda que as medidas devem ser revistas para melhor adequação as especifidades da situação.


A defesa do médico conduzida pelos advogados Leandro Vasques, Nonato Filho, Holanda Segundo e Afonso Belarmino  afirma que “tem apenas a aplaudir a lúcida e serena decisão da relatoria do habeas corpus, que com a celeridade adequada, corrigiu o grave equívoco de interpretação que foi praticado pelo juízo de primeiro grau, revelando-se de forma avassaladora que a prisão sempre se mostrou totalmente  desnecessária.

Governo Municipal recebe profissionais do transporte alternativo do Crato

Na tarde da última segunda-feira (11), o prefeito Zé Ailton Brasil se reuniu, no Gabinete, com representantes das associações e cooperativas de transporte alternativo do município. A pauta central do momento foi a isenção da taxa de alvará para esses profissionais.

Os profissionais apresentaram os impactos que esta decisão deve acarretar para cada envolvido. “Foi uma decisão muito boa, vai ajudar muito. E a gente ainda fica com tudo legalizado”, afirmou Raimundo de Oliveira Brito Filho, presidente da Cooperativa de Transporte Misto do Cariri (Coopermisto).

De acordo com o gestor municipal, até sexta-feira, o projeto de lei vai para a Câmara de Vereadores, e até o fim de março deverá ser votado. “Assim como fizemos para os taxistas e moto taxistas, também queremos ampliar para o transporte alternativo. Por mim, a isenção está garantida. Vamos enviar para votação”, comentou o prefeito.

Esse ajuste do Código Tributário Municipal que será proposto segue a política de promoção da justiça fiscal realizada pelo Governo desde 2017. A desoneração tributária dos pequenos empreendedores tem forte impacto na economia local, gerando emprego e renda. Por outro lado, o Município, por meio de uma maior eficiência na arrecadação de seus impostos, obtêm sucessivos incrementos reais na receita própria, recursos esses importantes para custear o grande volume de novos investimentos no Município.

Além do prefeito e dos profissionais do transporte alternativo, participaram da reunião o Secretário de Finanças e Planejamento, Carlos Eduardo Marino; o líder do Governo na Câmara, Dr. Renan Almeida; e o Assessor Especial do Gabinete, Hermínio Brasil.

REQUERIMENTO DO VEREADOR ADIL SAMPAIO

O vereador Adil Sampaio enviou oficio ao Senhor Prefeito Jose Ailton Brasil solicitando  a recuperação do asfalto da Travessa Mauriti no Bairro Seminário .


Ele também solicitou o recapeamento asfáltico  no entorno do Mercado Walter Peixoto.

Câmara do Crato aprova requerimento que sugere votação Piso Salarial dos Advogados do Estado do Ceará

Foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária do dia 25 de fevereiro, o requerimento número 2502005/2019 de autoria do Vereador Roberto Pereira Anastácio do PODEMOS que  sugere ao Chefe do Executivo Estadual Camilo Santana (PT), o envio para Assembleia Legislativa do Ceará, projeto de lei fixando o piso salarial para os advogados.
De acordo com o propositor, o requerimento está baseado na Lei Complementar Federal 103/2000, que asseguram aos estados o direito de estabelecer piso salarial para as categorias,  por haver ausência de  uma lei geral.
Bebeto exemplificou que nos estados Pernambuco e no Distrito Federal existem pisos para os profissionais da Advocacia. “A gente tá sugerindo ao governador do estado, inclusive enviamos ofício ao gabinete do Deputado Estadual Fernando Santana, para que ele encabece essa batalha para os colegas advogados” disse o parlamentar para justificar que o profissional da advocacia investe muito tempo para se qualificar e merece ser valorizado.

Atiradores de Suzano agiram no intervalo de aulas para ter mais vítimas, diz polícia

Os atiradores responsáveis pelo massacre na Escola Estadual Raul Brasil escolheram o horário do intervalo das aulas para fazer o maior número possível de vítimas, segundo as primeiras investigações do crime que chocou Suzano, cidade da Grande São Paulo.
Antes de invadir o colégio nesta quarta-feira (13), a dupla baleou o proprietário de um lava-jato localizado nas imediações do Jardim Imperador, bairro onde está a escola alvo do atentado.
O proprietário do lava-jato passa por cirurgia na Santa Casa de Misericórdia da cidade e seu estado de saúde ainda é desconhecido.
Na sequência, os atiradores seguiram para o colégio. Na entrada, tiveram acesso fácil ao interior da escola por volta das 9h30. Encapuzados, fizeram uma sequência de disparos.
Alunos e funcionários mortos
A coordenadora pedagógica e mais uma funcionária foram as primeiras baleadas. Elas morreram na hora.
Na sequência, os suspeitos balearam mais quatro estudantes, que também morreram no local. Outros dois baleados morreram depois de serem atendidos no hospital.
A cena de terror termina quando os atiradores se matam no corredor do colégio.
Os alunos que sobreviveram ao massacre saíram correndo e se abrigaram nas casas e no comércio localizados no entorno do colégio.
A moradora Juliana Romera, 40, foi uma das que abriu a própria casa para abrigar seis alunos. "Eles choravam e tremiam muito. Dei água com açúcar e pedi para eles ligarem para os pais", disse.
Armas de fogo e flechas
Segundo o coronel da PM de São Paulo, Marcelo Salles, os atiradores portavam um revólver calibre 38, carregadores e uma besta, uma arma medieval que dispara flechas.
Os suspeitos têm 17 e 25 anos e foram identificados como Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, e Luiz Henrique de Castro, de 25 anos.
O governador João Doria (PSDB), acompanhado por uma comitiva de secretários, esteve na Raul Brasil na manhã desta quarta. Muito abalado, Doria disse em coletiva à imprensa que a cena que viu "é a mais triste de sua vida". "Fico muito triste que um fato como esse tenha acontecido em São Paulo e no Brasil."
Doria informou que o governo do Estado vai prestar toda assistência às vítimas e aos seus familiares.

A escola Raul Brasil ainda permanece isolada porque os suspeitos deixaram no local artefatos que aparentam ser bombas.

Assassinos eram antigos alunos de escola de Suzano, diz secretário; motivação ainda não está clara

Os dois assassinos que mataram ao menos oito pessoas em Suzano eram ex-estudantes da escola estadual Raul Brasil, disse o secretário de Segurança Pública de São Paulo, João Camilo Pires de Campos.
Segundo o secretário, ainda não se sabe a motivação do crime. "É a grande busca: qual foi a motivação dos antigos alunos", disse Campos. Buscas na casa dos assassinos aconteceram e recolheram pertences deles.
Os assassinos são Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, e Henrique de Castro, de 25 anos. Monteiro deixou a escola no ano passado após "problemas" --o secretário não foi claro se ele foi expulso ou se saiu por conta própria.
Os dois aparentemente foram recebidos por Marilena Ferreira Vieira Umezo, coordenadora pedagógica, afirmou o secretário de Segurança. Não se sabe se os assassinos chegaram à escola encapuzados.
A Polícia Militar chegou à escola oito minutos após o crime. Dentro do colégio, policiais ouviram barulho de tiros e encontraram os dois assassinos mortos, ainda de acordo com o secretário. As circunstâncias das mortes ainda não estão claras.

Os mortos são:

Marilena Ferreira Vieira Umezo, coordenadora pedagógica

Eliana Regina de Oliveira Xavier, funcionária da escola

Pablo Henrique Rodrigues, aluno

Cleiton Antonio Ribeiro, aluno

Caio Oliveira, aluno

Samuel Melquíades Silva de Oliveira, aluno

João Vitor Ramos Lemos, aluno

Jorge Antonio de Moraes, comerciante, morto antes da entrada dos
assassinos na escola; ele é tio de Guilherme, um dos assassinos


Ainda não há a identificação dos feridos.

Chega a dez número de mortos em tiroteio em Suzano




A Polícia Militar informou há pouco que sibiu para dez o número de mortos em decorrência do tiroteio na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, a 57 quilômetros de São Paulo. Mais 17 pessoas ficaram feridas.

Segundo informações da Polícia Militar, dois adolescentes armados e encapuzados invadiram o colégio e disparam contra os alunos.
Até o momento, a PM registrou a morte de cinco alunos, um funcionário do colégio, uma pessoa que passava pela rua no momento dos disparos, além dos dois autores dos diparos. Morreu ainda uma vítima levada para hospital. Informações preliminares indicam que eles se suicidaram.

O governador de São Paulo, João Doria, está no colégio acompanhando as investigações.

Polícia apreende em Milagres no Cariri mais de 200 Kg de maconha que seguiam para Fortaleza.




Agentes do Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Milagres, na região do Cariri, apreenderam um volume recorde de maconha que, provavelmente, procedia do Paraguai na direção de Fortaleza. A quantidade de droga ainda não foi contabilizada, mas uma estimativa inicial aponta para mais de 200 Kg da “erva”. O carregamento apreendido nesta madrugada de terça-feira será trazido para a Delegacia de Polícia Federal de Juazeiro do Norte.

A maconha estava no porta-malas e sob o banco traseiro de um veículo Citroen C4 de cor branca e placas BCJ-0108, inscrição de Vere (PR), no qual viajavam duas pessoas que foram presas e ainda não tiveram os seus nomes revelados. A descoberta foi feita a partir de um contato do Posto da PRF de Salgueiro (PE) que tinha interceptado um Ford Ranger que escoltava o Citroen. Nada foi encontrado na caminhonete que terminou liberada e informações repassadas para o posto de Milagres.

É que a abordagem gerou desconfianças e, pouco após o Ford Ranger ser interceptado, passou o Citroen que estava com a droga. No posto em Milagres e já devidamente informados sobre o rumo para Fortaleza, os policiais fizeram o contrário. Deixaram passar o Ford Ranger e interceptaram o Citroen com o carregamento de maconha. Os próprios agentes ficaram impressionados com a quantidade de maconha acondicionada dentro do carro.

Cariri tem redução de 42% na taxa de homicídios em fevereiro

Cariri tem redução de 42% na taxa de homicídios em fevereiro

A Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19), que abrange 25 municípios da Região do Cariri, registrou uma redução de 42% no índice de homicídios, conforme dados estatísticos divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Em fevereiro de 2018 foram registrados 26 crimes dessa natureza, sendo que no mês passado esse número caiu para 15.

De acordo com o comandante do 2º BPM, Major Luciano Rodrigues de Oliveira, as forças de segurança estão tem atuado diuturnamente para reduzir os índices criminais e promover uma cultura de paz.

Os dados indicam ainda que durante o mês de fevereiro houve uma redução de 54,8% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) no Ceará. Em fevereiro de 2018 foram registrados 361 crimes contra a vida sendo que esse número caiu para 163 no mês passado.

Menina de 4 anos e um jovem morreram no Cariri após acidentes em Tarrafas

Menina de 4 anos e um jovem morreram no Cariri após acidentes em Tarrafas

Duas pessoas que residiam em Tarrafas morreram nas últimas horas em conseqüência de acidentes de trânsito. Uma criança de 4 anos faleceu às quatro horas da madrugada de hoje no Hospital Santo Antonio de Barbalha, enquanto um jovem de 20 anos morreu esta noite num dos leitos do Hospital Regional do Cariri (HRC) em Juazeiro. Maria Valentina da Silva Brandão tinha sido atropelada por um veículo às 11 horas da última sexta-feira, dia 8, perto de sua casa no Sítio Riacho Verde em Tarrafas.

Já Evandércio Alves de Araújo morava na Rua Padre Mariano, 168 (Bairo Alto da Bulandeira) naquele município. Por volta das 23h30min do dia 3 de março ele caiu de sua moto Honda CG 150 Fan de cor preta quando trafegava pela CE-375 que liga os municípios de Tarrafas e Iguatu. O acidente aconteceu a uma distância de 1 Km para o centro de Tarrafas, onde esteve uma patrulha da PM do destacamento local adotando as providências.

Imediatamente, Evandércio foi socorrido numa ambulância ao hospital local e, logo depois, transferido para o HRC de Juazeiro com suspeita de traumatismo craniano. Ontem foi fechado o protocolo que diagnosticou sua morte cerebral quando familiares decidiram pela doação dos órgãos do rapaz. Uma aeronave veio de Fortaleza com profissionais de saúde que fizeram a captação dos rins, coração, fígado e córneas da vítima, cujos órgãos já foram transplantados dando vida a pacientes que estavam na fila.