segunda-feira, 31 de maio de 2021
Projeto de Marquim do Povão inclui moradores de rua como prioritários na vacinação contra Covid-19 em Crato
Vereador Pedro Lobo se reúne com Secretário de Segurança Pública e acompanha serviços de limpieza e capinação no CAIC, na Batateira
sábado, 29 de maio de 2021
Vereador Lucas Brasil visita Centro de Especialidades do Crato e acompanha vacinação de grupo prioritário
Vasco estreia na Série B do Brasileiro com derrota para o Operário-PR
- Time carioca levou dois gols ainda no primeiro tempo e perdeu em São Januário
- A estreia do Vasco na Série B do Campeonato Brasileiro passou longe do esperado. A equipe carioca recebeu o Operário-PR, em São Januário, neste sábado, 29, e perdeu por 2 a 0. Os gols do time paranaense foram marcados por Leandrinho e Ricardo Bueno.
O time comandado por Matheus Costa começou elétrico e logo aos 7 minutos do primeiro tempo abriu o placar. Felipe Garcia roubou a bola de Zeca e a sobra ficou com Ricardo Bueno, que passou para Leandrinho. O meia bateu firme da entrada da área para marcar para o Operário.
Eleições: Camilo Santana ganha mais força no Ceará
Beneficiado pelo crescimento da candidatura de Lula a presidente, Camilo dará as cartas para o processo de sua sucessão. E mais: 1) Guedes quer reduzir renúncia fiscal; 2) Novo alimento para o gado leiteiro; 3) Chegaram os novos fogões Esmaltec
Neste momento, a cena da política cearense, projetada para o que será o agitado ano eleitoral de 2022, mostra em posição de conforto o governador Camilo Santana, catapultado à liderança do processo de sua própria sucessão por dois fortes motivos.
O primeiro é sua popularidade, que, segundo as últimas pesquisas, ultrapassa os 70% de aprovação a ele e ao seu governo.
O segundo motivo vem na garupa do extraordinário crescimento da candidatura do ex-presidente Lula, que é o principal líder do seu partido, o PT.
Esses dois motivos dão a Camilo Santana o que ele não tinha no início deste ano: o poder de indicar e de vetar candidaturas do seu atual arco de aliança ao Palácio da Abolição.
A não ser que aconteça o inesperado e Lula seja impedido de candidatar-se à presidência da República, algo improvável, acontecerá o seguinte:
Camilo Santana, com as cartas na mão, indicar-se-á à única vaga ao Senado Federal, exatamente a hoje ocupada pelo senador Tasso Jereissati, e ainda terá força suficiente para desafiar, se o desejar, o grupo dos irmãos Ferreira Gomes, lançando um candidato petista à sua sucessão.
Não é do temperamento do governador gestos de arrogância. Ele é um conciliador e, naturalmente, encontrará uma saída para, no plano estadual, apaziguar o seu PT com o aliado PDT do presidenciável Ciro Gomes, cujo candidato ao governo do Ceará, até prova em contrário, é o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.
O que acima está dito é especulação, pois, na verdade, quem decidirá, como sempre o fez, será o eleitor.
PAULO GUEDES LUTA PARA REDUZIR RENÚNCIA FISCAL
Anualmente, o Brasil deixa de arrecadar em tributos um oceano de dinheiro do tamanho de R$ 350 bilhões relativo à renúncia fiscal.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, e seu time de secretários tenta sem êxito, desde o início de 2019, reduzir o tamanho dessa renúncia, mas esbarra no Congresso Nacional, onde senadores e deputados – de costas para o interesse nacional e de frente para os seus próprios interesses – erguem-se em defesa da manutenção desse privilégio tributário.
Alguns desses incentivos já deveriam ter sido extintos. Os da Zona Franca de Manaus, por exemplo, já cumpriram seu objetivo – e tanto é verdade que a japonesa Sony já anunciou que deixará de produzir eletrônicos na capital amazonense.
Quando Celso Furtado, em 1959, no Governo JK, criou a Sudene, os incentivos fiscais que o governo da União concedeu à industrialização do Nordeste, foram uma ideia tão genial que, em poucos anos, a região se tornou um polo fabril moderno, importante e intensivo empregador de mão de obra, mudando o seu perfil econômico.
Passaram-se os anos e alguém imaginou que o Norte do Estado de Minas Gerais, uma das mais ricas unidades da federação, poderia ser matriculado na geografia do Nordeste, beneficiando-se do leque de incentivos fiscais da Sudene.
Dito e feito. A Sudene, graças à força política das alterosas, estendeu sua jurisdição para a parte mineira do Sudeste por meio de Lei aprovada pelo Congresso.
Foi o bastante para que seus vizinhos do Espírito Santo, em cujas praias a tradicional família mineira se diverte nos fins de semana e nos longos feriados, também se mobilizassem com o mesmo objetivo: abocanhar uma fatia dos mesmos incentivos fiscais.
Uma Lei aprovada pelo Congresso botou para dentro da Sudene 28 municípios capixabas, todos eles na Zona da Mata, com regular regime de chuvas, com pluviometria anual de 1.400 milímetros e com um solo que dá de tudo, até café da mais alta qualidade, que é exportado.
Mas esse absurdo parece pouco para a insensibilidade – para não usar outra palavra – dos políticos capixabas. Um deles, o agrônomo, agrimensor e deputado federal Evair Melo apresentou à Câmara projeto de lei propondo que toda a geografia do Espírito Santo seja incluída na área de atuação da Sudene.
Estão cheios de razão o ministro Paulo Guedes e sua equipe, que pretendem, com a ajuda do Parlamento, diminuir o tamanho da renúncia fiscal. O que sugere esse PL do deputado Evair Melo é um exemplo pronto e acabado da irresponsabilidade fiscal da maioria dos parlamentares brasileiros.
Como se não bastassem as corporações que se apossaram de toda a estrutura do serviço público federal, estadual e municipal, cresce na velocidade do frevo a influência deletéria dos legisladores na política fiscal do país.
Com esse tipo de político, é e será impossível recolocar o Brasil nos eixos da seriedade, da ética, da moral, dos bons costumes, da modernidade, da sustentabilidade e da boa governança.
POUCA CHUVA DERRUBA PRODUÇÃO DO SORGO
Segundo uma fonte da Ematerce, a baixa pluviometria registrada neste ano no Ceará, com chuvas abaixo da média histórica, causou a perda de 27% da safra de sorgo forrageiro para silagem.
Na região dos Inhamuns, essa perda alcançou 74%; no Médio Jaguaribe, 53%; no Cariri, 30%.
O sorgo é insumo muito cultivado e ensilado no Ceará para garantir, no segundo semestre, o alimento do gado leiteiro, principalmente.
AS NOVAS TECNOLOGIAS NOS FOGÕES DA ESMALTEC
Está chegando a nova linha de fogões da cearense Esmaltec, líder nacional desse mercado, uma empresa do Grupo Edson Queiroz.
É a linha Esmeralda Glass, que incorpora a última tecnologia, incluindo queimador tripla chama com mesa e frente total em vidro temperado.
Os fogões da Esmaltec são campeões de vendas no Brasil.
NAS LOJAS CASABLANCA VENDAS VOLTAM AO NORMAL
Sócio majoritário do Grupo Casablanca, o empresário Emílio Ary informa: as vendas do varejo, pelo menos no seu ramo, estão normais para esta época, “e são vendas físicas, isto é, com a presença do consumidor dentro das lojas”, como ele explica.
Com um Centro de Distribuição e seis lojas distribuídas em diferentes bairros de Fortaleza, a mais movimentada das quais é a da Aldeota, a Casablanca tem 350 funcionários, um pouco menos do que tinha em março do ano passado, quando surgiu a pandemia da Covid-19.
No auge desta crise pandêmica, as lojas Casablanca permaneceram fechadas durante 40 dias, acumulando um prejuízo considerável, mas sem perder a clientela, “que retornou às compras, graças a Deus”.
PARA OS PECUARSTAS, CHEGOU A “PORNUNÇA”
Zootecnista e consultor empresarial, Raimundo Reis, que também faz pesquisas em suas duas pequenas propriedades no sertão do Ceará, está anunciando a chegada do “Pornunça” – resultado do cruzamento da mandioca com a maniçoba, plantas muito conhecidas do nordestino, e das pesquisas que ele mesmo desenvolveu.
Da mandioca, a “Pornunça” herdou folhas e frutos; da maniçoba, a herança são os caules muito semelhantes.
E quais são as características da “Pornunça”? Raimundo Reis responde:
“Primeiro, é uma planta rústica, que já nasceu na natureza da região Nordeste. As pesquisas mostram que podem ser alcançadas altas produtividades por hectare, que poderão ser maiores quando as pesquisas forem realizadas em sistemas tecnificados, incluindo a correção de solos. Podemos dizer, assim, que se trata de uma cultura ainda pouco estudada”.
Reis revelou que, em Petrolina (PE), onde as pesquisas também foram feitas, os resultados revelaram-se muito melhores, surpreendentes, porque utilizaram outros sistemas, com maior adensamento, exibindo todo o potencial da cultura da “Pornunça”, que é recomendada para a alimentação dos rebanhos bovino, ovino e caprino, a custos menores.
“Estamos diante de uma boa novidade para a pecuária da região semiárida”, aposta Raimundo Reis.
VENTOS AUMENTAM GERAÇÃO EÓLICA NO NORDESTE
Começou a temporada dos bons ventos na região Nordeste, principalmente ao longo do seu litoral.
Ontem, a geração eólica bateu um recorde chegando aos 10.612 MW (megawatts) médios.
Fonte: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Por sua vez, a fonte solar segue avançando, também, na região nordestina.
Hoje, ela representa 10,5% da matriz e deve crescer 29,45% até dezembro de 2025.
MAS, POR FALTA DE CHUVA, GERAÇÃO DE ENERGIA CAI
Surgiu, e avança, um novo problema para os planos políticos e econômicos do governo do presidente Bolsonaro: a crise de geração de energia elétrica.
Por falta de chuvas nas regiões Sudeste, Sul e Centro Oeste, as hidrelétricas estão com volume muito baixo, em consequência do que se reduziu a geração elétrica de fonte hidráulica, o que provocou ontem, durante o dia, um “apagão” que alcançou várias cidades do País.
A economia está crescendo e o setor industrial e comercial passou a consumir mais energia, obrigando o despacho do Operador Nacional do Sistema para o funcionamento das termelétricas movidas a óleo diesel e a carvão, ou seja, fontes fósseis, poluentes.
A energia produzida pelas termelétricas – incluindo as cearenses Pecém-1 e Pecém-2 – custa mais caro, e esse custo já foi repassado pela Aneel para a conta deluz dos brasileiros.
Isso gera inflação, ou seja, a subida dos preços de tudo.
E a estação das chuvas só será retomada em outubro. Então, a sugestão é trincar os dentes e acompanhar o discurso da oposição, que aproveitará os apagões para atacar o governo, o que faz parte do jogo político.
Escrito: por Egídio Serpa
Radialista Rodrião Muniz morre aos 66 anos. Ele residia em Crato
Morreu na noite desta sexta-feira, aos 66 anos de idade, o radialista Rodrião Muniz. O comunicador lutou bravamente nos últimos meses contra um agressivo câncer no pâncreas. Ele estava morando no município do Crato.
Rodrião Muniz construiu uma longa história no rádio cearense, mas especialmente em Quixadá, onde atuou nas principais emissoras como diretor de programação, ajudando a consolidar a comunicação radiofônica local, ou como apresentador de programas. Era admirado por sua coragem na defesa dos interesses da sociedade e profissionalismo que inspirou novas gerações de comunicadores. Sem dúvida, sua partida deixa toda a comunicação da Região do Sertão Central de luto.
Lucas Brasil, vereador do Crato acompanha doações de materiais para armazenamento da vacina contra Covi-19
VEREADOR PEDRO LOBO VISITA SECRETARIA DE SEGURANÇA DO CRATO
O vareador Pedro Lobo esteve reunido com secretário de Segurança Pública do Crato, Coronel Jarbas Freire, juntamente com o comandante da guarda Civil, Silton Caselli e o diretor do Centro de Formação, Arivaldo Barbosa. Discutimos sobre as demandas da pasta e as reivindicações da categoria dos servidores guarda civil metropolitana. Vamos juntos com o prefeito Zé Ailton, trabalhar para fortalecer a nossa segurança pública.
JOVEM JOGADOR DO BAIRRO ALTO DA PENHA EM CRATO VAI VESTIR A CAMISA DO TIME DO FORTALEZA
sexta-feira, 28 de maio de 2021
IV Encontro da Poesia no Gesso: oficinas, rodas de conversa, lançamento de livros e muito mais
Entre os dias 02 e 05 de junho será realizada a IV Edição do Encontro da Poesia do Gesso. O evento surgiu nas rodas de poesia promovidas pelo Coletivo Camaradas desde 2013. A edição deste ano será de forma remota, devido à pandemia causada pela covid-19.
O Encontro de Poesia proporcionará momentos de trocas de vivências e conhecimentos. Para a coordenadora Luciana Bessa, “atua com a missão da democratização do livro e da leitura com vistas a possibilitar a ampliação da visão social de mundo e processos de organização popular. Além disso, defende que é preciso pensar e fazer arte com as camadas populares, pois é em contato com a arte literária que nos coletivizamos, nos humanizamos, nos sensibilizamos e nos tornamos sujeitos mais críticos e, portanto, mais atentos à realidade na qual estamos inseridos”.
Segundo Luciana, o Encontro deste ano tem como objetivo “congregar poetas, escritores, cordelistas, professores, estudantes de escolas públicas e, em especial, o Território do Gesso para lançamentos de livros, rodas de poesia, oficinas de caráter literário, conversas sobre a leitura e a literatura”.
Nesta perspectiva, as escolas que fazem parte do Território Criativo do Gesso (EEMTI Estado da Bahia, Colégio Municipal Pedro Felício, EEF Dom Quintino, EEIEF 18 de Maio e EEEP Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau) serão contempladas com nove ações de oficinas, três rodas de poesia, lançamento de três livretos, um livro de poemas em formato coletivo e uma mostra de videopoema, todos os eventos em dimensão virtual.
O Território Criativo do Gesso
O Encontro de Poesia faz parte do projeto Território Criativo do Gesso, contemplado pela premiação de Fomento à Cultura e Arte da Secretaria de Cultura do Ceará – Secult-CE, através da Lei Aldir Blanc (Nº 14.017), que destina ações emergenciais ao setor cultural.
O Território Criativo movimenta-se interna e externamente visando agregar conhecimento junto à conjuntura territorial da região, abrindo espaços para novos ambientes e debates. A partir do Território Criativo, diversos grupos discutem a importância sobre o direito à cidade, assim como um cenário democrático dentro da área urbana. Desta forma, o projeto busca reconhecer a relevância na transversalidade cultural e nos trabalhos artísticos, promovendo ações afirmativas para a cultura e a comunidade.
O Coletivo Camaradas
A organização do Coletivo Camaradas opera na frente de defesa de uma comunidade ativa e leitora. Fomenta a importância de ações que visam possibilitar a inserção da comunidade e público externo no Programa Território da Palavra, composto por seis eixos, são eles: Pontos de Leituras – Higinotecas, Roda de Poesia no Gesso, Poste Poesia, Núcleo de Narradores, Cine-Gesso e Sebo.
Confira a programação do evento:
02 de junho
9h Oficinas
Produção de Cordel – Hamurábi Batista (EEMTI Estado da Bahia);
Cultura Leitora – Alexandre Lucas (Voltada para professores da rede municipal e estadual de ensino);
14h Oficina
Poesia como fonte histórica – Marta Regina (Colégio Municipal Pedro Felício)
19h Live
Roda de poesia com lançamento de livros
03 de junho
9h Oficina
Fotografia para a escuta – Léo Salo (EEEP Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau)
14h Oficina
Como produzir e vender o próprio livro – Val Lima (Voltada para escritores)
16h Roda de conversa
A poesia no rádio e na TV
Convidados: Maciço de Baturité, Aldemar Moraes e Antônio Vicelmo.
19h Live
Roda de poesia com lançamento de livros
04 de junho
9h Oficinas
Escrita Criativa – Natália Pinheiro e Carlos Antonio (EEF Dom Quintino);
Poetas Nordestinas – Mayara de Lima, Naira Almino e Luciana Bessa (EEMTI Estado da Bahia);
Oficina de Rap – Dextape Emece (EEIEF 18 de Maio);
16h Roda de conversa
Experiências poéticas: das entidades literárias à rua
Convidados: Giordano Vale (Coletivo Camaradas), Josenir Lacerda (Academia dos Cordelistas do Crato), Lana Oliveira (Slam das Minas Kariri), Poeta Cassiano( Sociedade dos Poetas de Barbalha) e Thayná Batista (Revista Satírika).
19h Live
Roda de poesia com lançamento de livros
05 de junho
14h Live
Lançamento de livro coletivo
Identificada e era de Juazeiro garota morta por atropelamento em Crato
Nesta sexta (28): Live sobre ESPORTE REGIONAL com vereador Pedro Lobo, representantes da Feeeração Cearense de Futebol - FCF e da LEAC.
quinta-feira, 27 de maio de 2021
Vereador Pedro Lobo continua trabalhando pelo bairro Muriti
DEPUTADO ESTADUAL RAFAEL BRANCO (MDB) SE REÚNE COM SECRETÁRIOS ESTADUAIS EM FORTALEZA.
![]() |
FOTO:REPRODUÇÃO |
O Deputado Estadual Rafael Branco (MDB) se reuniu nesta quarta-feira (26) com o Secretário Estadual do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz e o Secretário de Esporte e Juventude do Ceará, Rogério Pinheiro, em Fortaleza.
Nas ocasiões, foram discutidos planejamentos de projetos para o meio ambiente do Crato, com De Assis Diniz, Secretário da pasta, e a deliberação de material esportivo para o esporte amador do Crato, com o Secretário de Esporte Rogério Pinheiro.
FONTE:BLOGGER AMAURY ALENCAR
quarta-feira, 26 de maio de 2021
Organizacoes da conunidades do Mutirão em Crato continuam processo de revitalização de prédio histórico da localidade
Vereador Lucas Brasil participa de Conferência Municipal de Água e Esgoto
ATUALIZAÇÃO DO QUADRO DE SAÚDE DO PADRE SALES.
Vereador Pedro Lobo bate papo em LIVE sobre ESPORTE, nesta sexta (28/05). O resgate da Copa Cariri e a organização das ligas municipais esquentam o debate
terça-feira, 25 de maio de 2021
Feliz Aniversário Cristiano Andrade
Felicidades para você, por este dia tão especial que é o seu aniversário.
Parabéns, que possa ter muitos anos de vida, abençoados e felizes, e que estes dias futuros sejam todos de harmonia, paz e desejos realizados.
Que seu coração, esteja sempre em festa, porque você é um ser de luz e especial para mim.
Com todas as minhas forças, eu te desejo um feliz aniversário!
Que seu caminhar seja sempre premiado com a presença de Deus, guiando seus passos e intuindo suas decisões, para que suas conquistas e vitórias, sejam constantes em seus dias.
Parabéns por hoje, mas felicidades sempre.