sábado, 26 de junho de 2021

A importância de falar sobre o Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas:


➡️A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu 26 de junho, em 1987, como o Dia Internacional Contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas para discutir e conscientizar, toda a população mundial, sobre as consequências sociais geradas pelo uso de drogas ilícitas e pensar alternativas para combater essa prática. 

📈O Relatório Mundial Sobre Drogas 2020, divulgado pelo Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crimes (UNODC), mostrou que 269 milhões de pessoas no mundo usaram drogas em 2018, apresentando um aumento de 30% em comparação com 2009 e, mais de 25 milhões de pessoas sofrem de algum transtorno associado ao uso de drogas. O relatório também analisou que as consequências econômicas da pandemia da Covid-19 podem causar impactos, principalmente das camadas mais pobres, em relação ao uso e tráfico de drogas no mundo. Aqui no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, nas redes credenciadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) o socorro por uso de drogas aumentou 54% de março a junho de 2020. O III Levantamento Nacional Sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira mostrou que, a maconha, ocupa lugar de destaque no consumo dos brasileiros. 

🍻O álcool, apesar de ser considerado droga lícita, ou seja, a venda e o uso não são considerados crimes, também ocupa lugar de destaque no consumo dos brasileiros e, principalmente, dos jovens. É preciso pensar políticas públicas que sejam efetivas na conscientização e fiscalização de todas as drogas; e, penso que a discussão, sobre o uso excessivo do álcool, também deve ser feita com urgência. A população tem liberdade de consumir, mas, é necessário refletir sobre a romantização do álcool na sociedade. Diariamente pessoas morrem em brigas, acidentes de trânsito e problemas psicológicos causados em decorrência do álcool. Precisamos preservar a saúde física e mental de todo o corpo social brasileiro. 

🔖Seja consciente. Traficar é crime.

#DeputadoEstadualRafaelBranco
#Saude #drogas
#alcool #fiscalizar
#mundo #brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário