A intenção do Coletivo Camaradas é montar 30 Pontos de Leituras, no Território Criativo do Gesso que é composto dos bairros Centro, Pinto Madeira, Santa Luzia, Palmeiral e São Miguel, na cidade do Crato. Já foram cadastrados 10 novos pontos em espaços não formais como bodegas, lanchonetes e pizzarias. Outros locais podem ser cadastrados como salões de beleza, reforços escolares, postos de saúde, farmácias, academias, etc.
O trabalho está sendo coordenado pela poeta Natália Pinheiro que ressalta que os Pontos de Leituras além de proporcionarem a democratização do acesso aos livros, literaturas e as leituras proporciona também organização popular e comprometimento das pessoas com a educação. “Cada pessoa que tem um ponto passa a ser um articulador cultural”, ressalta Natália.
Os Pontos de Leituras são caixotes de zinco fixados em locais visíveis dos estabelecimentos, os quais recebem acervo com cerca de 30 livros de literatura infanto-juvenil. O Coletivo Camaradas desenvolve esse trabalho desde 2013.
As pessoas interessadas em coordenar um Ponto de Leitura devem entrar devem entrar contato pelo whatsapp (88) 994302550. É necessário que o Ponto seja instalado no Território Criativo do Gesso.
Essa ação faz parte das atividades do Programa Território da Palavra, aprovado do edital Cultura Viva, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, através da Lei Aldir Blanc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário