segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Comunidade no Crato investe na Arte Urbana


Trabalhados de arte urbana são facilmente encontrados na Comunidade do Gesso, no Crato. Artistas de diversas localidades estão deixando suas marcas em muros e postes da localidade. A comunidade aos poucos vai se transformando numa espécie de galeria da arte urbana. Esse trabalho vem sendo proporcionado pelo Coletivo Camaradas, que atua na localidade desde 2007.  

Nos últimos meses, o Coletivo Camaradas investiu na comprar de materiais e pagamentos de cachês para que os artistas pudessem desenvolver seus trabalhos na localidade. 

A artista Jéssyca Sereia, estudante de Designer Gráfico, da Universidade Federal do Cariri – UFCA, que integra o Wá Coletivo e coordena o Núcleo de Arte Urbana do Coletivo Camaradas destaca que a prática de trazer cada vez mais intervenções para a comunidade quebra os paradigmas de acesso, do fazer e da contemplação dos moradores com as diversas linguagens artísticas e torna-a um patrimônio público. Sereia acredita que essas ações possibilitam que os moradores se aproximem da arte de uma forma mais significativa dando vazão para os sentimentos sociais, políticos e afetivos. 

A artista enfatiza que a intenção do Núcleo é atrair mais artistas para a comunidade, tanto para intervenções, como para ações formativas com a comunidade. 

O Coletivo Camaradas está desenvolvendo uma intervenção urbanística com mão de obra da própria comunidade que está modificando a paisagem urbana do lugar. A ação contempla construção de corrimão, escadarias, canteiros, calçadas, terreiro cultural e oratório.      
   
O Lei Aldir Blanc está possibilitando que o Coletivo Camaradas desenvolva uma séria de ações que envolve o Território Criativo do Gesso que é composto de cinco bairros da cidade do Crato. A organização foi contemplada no edital de Prêmio de Fomento de Arte e Cultura, da Secretaria de Cultura do Estado do Cerará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário