A Federação de Entidades Comunitárias do Cariri – FEC em parceria com o Coletivo Camaradas irão criar 14 pontos de leitura zona rural do Crato. Objetivo é contribuir para a democratização literária e construção de uma cultura leitora nas comunidades. Os Pontos de Leituras serão instalados nas sedes das associações comunitárias.
A ação faz parte do Projeto Território da Palavra desenvolvido pelo Coletivo Camaradas, o qual o contempla uma série de ações na área de democratização dos livros, das leituras e das literaturas. Essa é uma estratégia para incentivar o hábito da leitura e a organização popular.
Os Pontos de Leituras do Coletivo Camaradas são caixas de zinco com um acervo de cerca de 30 livros infantis que são instalados em espaços como mercearias, reforços escolares, lanchonetes, ONGS,residências e associações comunitárias. A Intenção é instalar 30 pontos, sendo 15 pontos de leituras no Território Criativo do Gesso.
O projeto do Território da Palavra é desenvolvido desde 2013. No edital do Cultura Viva 2020, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, através da Lei Aldir Blanc, o Coletivo Camaradas conseguiu ser aprovado e contemplar uma série de ações.
Integrantes da FEC, Coletivo Camaradas e associações comunitárias se reunirão nesta segunda-feira para discutir as estratégias para instalação dos Pontos de Leituras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário