![]() |
Foto: Reprodução |
A terceira rodada da pesquisa Ipespe Ceará, contratada pelo O POVO, aponta que os eleitores de Elmano Freitas (PT) são no momento os que dizem estar mais convictos em relação ao voto nas eleições de outubro. Conforme os números, 85% dos entrevistados que declaram intenção de votar no petista afirmam que a decisão é definitiva. Entre os eleitores de Roberto Cláudio (PDT), esse índice é de 73%. Já no grupo que adianta voto em Capitão Wagner (UB), de 72%.
Entre os eleitores mais propensos a mudar de opinião até o dia da eleição estão os de Roberto Cláudio (27%) e Capitão Wagner (25%). Já os que dizem votar em Elmano, mas não descartam escolher outro candidato ao longo da campanha são 13%.
No geral, a pesquisa aponta crescimento no percentual de cearenses com grau de certeza elevado sobre a escolha que irão fazer nas urnas. Segundo o levantamento, 75% dizem que a decisão em relação ao voto é definitiva. Na segunda rodada da mesma pesquisa, divulgada em 25 de agosto, o percentual era de 68%. O percentual daqueles que admitem possibilidade de mudar a escolha caiu de 29% para 22% no mesmo intervalo.
Embora tenha o maior contingente de eleitores propensos a mudar o voto, Roberto Cláudio lidera como segunda opção daqueles que cogitam mudar o voto, com 30%. Em comparação com o último levantamento, o candidato avançou 4 pontos percentuais. Nesse quesito, Capitão Wagner com 19% e Elmano, com 16%. Ambos oscilaram dois pontos para cima na comparação com a segunda rodada da pesquisa.
Os candidatos Chico Malta (PCB) e Zé Batista (PSTU) são a segunda opção de voto para 4% dos entrevistados, cada um com 2%. Serley Leal (UB) não atinge 1% das menções.
Entre aqueles que dizem ter Roberto Cláudio como alternativa de voto, 58% são eleitores de Elmano e 38% de Wagner. Já os que têm Wagner como segunda opção são 56% eleitores do RC e 15% de Elmano. Entre os que afirmam escolher o petista como alternativa, 41% são eleitores de RC e 8% de Wagner.
A terceira rodada da pesquisa Ipespe entrevistou 1.000 eleitores cearenses entre os dias 9 e 11 de setembro. A margem de erro é de 3,2 p.p para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95,45%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04596/2022 e no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), com o protocolo CE-06344/2022.
Fonte: opovo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário